Educação para o trânsito

Solicitamos ampla divulgação do que segue:

Em 2015, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo passou a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais oito Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado. Este programa vai ao encontro do documento Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), cujo principal objetivo é reduzir em 50% o número de óbito e acidentes no Trânsito. Fomentando esse cenário, a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) por meio do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) vem desenvolvendo ações relacionadas à essa temática, de caráter transversal, que visam contribuir com subsídios teórico-metodológicos com os projetos realizados nas unidades escolares da rede estadual de ensino.
Assim, disponibilizamos uma série de videoaulas “Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro”, voltados aos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar, no sentido de contribuir com ações que incentivem atitudes de respeito e cidadania no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de prevenção no trânsito.
Compartilhamos os links do material de apoio. Recomendamos copiar e colar no navegador.

1ª videoaula “Cenário da acidentalidade no Brasil e no mundo”: Por meio de gráficos, mapas e tabelas, aborda-se a morte no trânsito, frota de veículos, padrões de renda e outras variáveis, que desenham um cenário, com acidentes com vítimas graves e fatais. Disponível em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_25_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_01.mp4

2ª videoaula “Fatores associados aos acidentes no trânsito”: São abordados os fatores de riscos relacionados à ocorrência dos acidentes, tais como: aumento de velocidade, consumo de álcool, o uso inadequado da cadeira infantil, o não uso do capacete, visão deficiente, celular, ausência de equipamento de proteção, entre outros. Disponível em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_25_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_02.mp4

3ª videoaula “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito: Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro”: Trata dos aspectos da mobilidade urbana, as externalidades dos modos de transportes, especialmente os acidentes e a segurança no trânsito, com a finalidade de contribuir para a reflexão do tema transversal: Educação para o trânsito, e paralelamente criar uma cultura de respeito e cidadania no trânsito. Disponível em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_30_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_03.mp4

4ª videoaula “Campanhas de incentivo à direção responsável”: Aborda a importância da propaganda na disseminação de mensagens, informações e imagem com a finalidade de conscientizar o condutor de veículos da importância de refletir sobre o conceito trânsito e sua abrangência. Disponível em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_30_05_17_DE_PREFERENCIA_VIDA_SEGURO_AULA_04.mp4